Remédios Caseiros para a Tosse

A tosse pode aparecer a qualquer momento, seja sozinha ou acompanhada de um belo resfriado. Isso se torna ainda mais comum quando existem mudanças repentinas no clima e se a sua imunidade estiver um tanto abalada.

Eu sei bem disso, por que até entender o motivo pelo qual a gripe e a tosse estavam sempre presentes na minha vida, passei várias semanas me enchendo de remédios que apesar de tratar um mal, não fazem muito bem á minha saúde.

Quero compartilhar hoje com você algumas receitas de remédio caseiro que me ajudaram a melhorar bastante o meu estado de saúde geral, e principalmente a tratar as tosses incômodas (seca, alérgica, cronica, etc).

Você não precisa lotar a prateleira de remédios toda vez que a garganta começar a incomodar e a tosse começar a marcar presença, recorra aos remédios caseiros que indico abaixo e que podem ser preparados com ingredientes que você já tem em sua casa.

Sem muito esforço, você perceberá uma grande melhora nesse incômodo que muitas vezes pode durar semanas, mas com esses remédios caseiros tudo muda de figura! Ora veja…

1.   Xarope de mel, limão e própolis

Esse xarope é um poderoso remédio caseiro para a tosse seca, sua principal função é hidratar e aliviar a sensação de irritação na garganta, reduzindo assim a tosse.

Por ter o limão que é rico em vitamina C em sua composição, o xarope também fortalece o sistema imunológico. Para prepará-lo você vai precisar:

  • 8 colheres (sopa) de mel;
  • 8 gotas de extrato de própolis;
  • 1 limão médio (apenas o suco).

COMO PREPARAR:

Reserve um frasco com tampa e despeje o mel, o limão e o própolis, em seguida mexa tudo com o auxílio de uma colher.

Tome o xarope de três a quatro vezes ao dia, ou se preferir tome sempre que sentir alguma irritação ou garganta seca.


2. Inalação de Eucalipto

Um santo remédio caseiro para tosse com catarro, o eucalipto tem ação expectorante e antimicrobiana, e quando inaladas proporcionam resultados bem rápidos, para realizar você vai precisar:

  • 2 gotas de óleo de essência de eucalipto;
  • 1 litro de água quente em uma bacia;
  • 1 toalha.

COMO PREPARAR:

Coloque as gotas de eucalipto na água quente e com cuidado para não se queimar deite seu rosto sobre a bacia sem encostar na água, cubra sua cabeça com a toalha e inale todo o vapor.


3. Chá de Urtiga

Esse remédio caseiro é ideal para o tratamento de vários tipos de alergias, é conhecido como desintoxicante e calmante. Oferece resultados quase que instantâneos para tosses alérgicas, para prepará-lo você vai precisar:

  • 1 colher (sopa) de folhas de Urtiga;
  • 200 ml de água.

COMO PREPARAR:

Leve a água com a urtiga ao fogo e deixe ferver por 5 minutos, na sequência desligue o fogo, coe, adoce com mel e beba duas xícaras ao dia. É importante lembrar que gestantes e cardíacos não podem consumir esta bebida.


4. Mel para Tosse Infantil

Quem tem criança sabe bem que a tosse pode tirar o sono dos pequeninos e o nosso, com a preocupação. Mas, como sempre a natureza nos traz a solução para esse mal, que neste caso é o mel.

O mel é um excelente remédio caseiro para tosse infantil e, é super fácil de ser utilizado, veja como:

  • Leite;
  • 1 colher (sopa) mel.

COMO PREPARAR:

Misture o mel em um pouco de leite e ofereça ao seu filho. Faça isso duas vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam.


5. Gengibre para Tosse Noturna

O gengibre é um velho conhecido no tratamento no que diz respeito aos males da garganta. Ele é um ótimo remédio caseiro para tosse noturna, melhorando bastante esses quadros, para isso separe:

  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • Suco de um limão;
  • 200 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de mel.

COMO PREPARAR:

Leve a água com o gengibre ao fogo e deixe ferver por dois minutos, em seguida adicione o limão e o mel. Beba este chá pelo menos 4 vezes ao dia, finalizando com uma antes de dormir.

E aí, o que você achou de todas essas receitas? Já conhecia alguma? Escolha a sua preferida e mande para longe a tosse que tanto está te incomodando. Nos vemos na próxima, até mais!

<< Voltar ao inicio

Irina Dias

Olá, eu sou a Irina Dias, fundadora e redatora do FluxoDivino.com! Sou apaixonada por meditação, reiki, espiritualidade, expansão da consciência, yoga e todo o tipo de terapias alternativas que contribuem para o bem estar do ser humano. Este Site surgiu devido à minha necessidade em compartilhar o conhecimento que tenho vindo a adquirir na área holística e esotérica. São mais de 500 livros já lidos e muitas pesquisas feitas na Internet. Chegou a hora de mandar cá para fora todo este know-how! Desfrute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *